Fosse ficção, a crônica política brasileira seria desqualificada pelo exagero. O insólito e o inacreditável viraram verdade faz tempo e o conto de horror caminha para demonstrar que o bicho papão existe. Dos porões da ditadura e dos buracos da nossa alma coletiva vêm saindo, cada vez mais “normais” e misturados a nós, nos ônibus, nas ruas e salas de aula, personagens tão anacrônicos quanto sombrios.
Mas, pensando bem, não devíamos estar surpresos. O que esperávamos, depois de permitir a anulação de uma eleição legítima, ascensão de usurpadores e o assanhamento de seus capangas e financiadores? A História tem uma lógica, e ela nos pune. Nem tente se esquivar, não há inocentes. Ou lutamos, ou babaus.
É hora das baionetas, corpo a corpo, cérebro a cérebro, para impedir a zumbificação final do Brasil. Por isso, vamos ser práticos. De hoje até o fim dessa eleição, sem abrir mão de todas as nossas divergências e diferenças, publicaremos argumentos úteis para a luta mais urgente. Achamos que não precisamos explicar qual é.
FASCISMO, ESTADO DE EXCEÇÃO E DISCURSO DE ÓDIO
POR QUE OS TRABALHADORES NÃO PERCEBEM O ÓDIO QUE BOLSONARO TEM A ELES
“MULHERES UNIDAS CONTRA BOLSONARO”: MUITO ALÉM DO ATAQUE CIBERNÉTICO
O DISCURSO POLÍTICO DE BOLSONARO: CIDADÃOS DE BEM, SEGURANÇA E MORAL