Histórias de horror brasileiras

“Nesta noite encarnarei em teu cadáver” pode ser um filme B, uma obra-prima, ícone de um cineasta que se fez personagem ou discurso de posse de algum novo ministro da República. O mestre Zé do Caixão, que protagonizou o filme, é oportunamente lembrado nesta edição, em artigo de Vinícius Aranha. “A Encarnação do Diabo”, sua última obra, é outro título que se prestaria a comparações políticas, tanto quanto aquele de 1964, “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”. Ameaças que parecem bem menos aterrorizantes que o pum de um palhaço.

 

TERCEIRA CRÔNICA DA REPÚBLICA – O rei está nu; quem vai botar a roupa no rei? Não parece bastar arriscar alguns remendos sobre os farrapos que restam, pois o remendo tende a aumentar o estrago na roupa e aumentará a nudez do rei.

CAMINHOS PARA RESISTIR À ULTRADIREITA EM NOSSA AMÉRICA–  Como na canção, querem novamente uma política de vigilância, fechamento de fronteiras entre irmãos e sua abertura apenas às mega corporações e ideologias capitalistas e neocolonialistas.

CORONAVÍRUS CONTRATA O DESEMPREGO – É urgente atuar pensando em todos os brasileiros e brasileiras, protegendo especialmente os mais fracos, pessoas e empresas.

EPISTEMOLOGIAS DO SUL – O carnaval, em seus contextos e saberes fundantes, é uma resistência explícita e vigorosa diante do epistemicídio que as culturas do sul vêm sofrendo desde o início da colonização.

UMA ÚLTIMA AVENTURA DE MOJICA – Quarenta anos depois, José Mojica Marins protagoniza, escreve e dirige mais um filme em torno de seu personagem icônico Zé do Caixão, mais uma aventura perturbadora e fascinante, com o título Encarnação do Demônio (2007) – último longa-metragem do mestre, falecido em 19 de fevereiro de 2020.

CANCIÓN POR LA UNIDAD DE LATINO AMÉRICA – No disco perfeito, Clube da Esquina 2, Martinha Vieira localiza a definição perfeita: “A História é um carro alegre / Cheia de um povo contente / Que atropela indiferente / Todo aquele que a negue.”

ENTREVISTA– Gustavo Cuadra, Profesor de Estado, Magister en Administración de la Educación de Chile. Consultor nacional e internacional en temas sobre Liderazgo y Gestión Escolar, Políticas de Mejoramiento de Calidad de la Educación, Formación docente inicial y continua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s